Início

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Tipos de tanque para o Sisteminha - Os que nós fizemos

Ao decidir  que  tipo  de  tanque  poderá  ser  feito  para  iniciar  um  Sisteminha,  quais  os  recursos  recicláveis e  financeiros  disponíveis  devem  ser  primeiramente  considerados.  Depois  disto,  vem a  que  questão de  espaço e  localização  do  tanque  no  terreno.

Quadrado ou redondo?
O tanque original do Sisteminha proposto pela Embrapa meio-norte é retangular e tem capacidade para cerca de 6 mil litros d'água, tem estrutura de tronquinhos e varas e é revestido de papelão e lona plástica. Funciona muito bem e foi com ele que o projeto do Sisteminha ganhou prémios e reconhecimento, inclusive fora do Brasil. O tanque em questão cabe em qualquer espaço e é mais fácil planejar o sistema a partir dele. 
O tanque redondo por sua vez, vem sendo cada sua mais utilizado, e nas palavras do professor Luiz Carlos Guilherme "onde há lugar para o redondo não há lugar para o quadrado". Entre suas vantagens está o fato de não ter cantos, ou seja, com isso não se acumulam sedimentos nos cantos, não há a pressão do peso da água localizada neles. Pelo formato redondo a água circula melhor formando um vórtice que direciona os sedimentos para o centro do tanque. Também, por ter formato mais orgânico, provoca menos estresse nos peixes.


A seguir mostraremos os tanques com os quais já termos experiência aqui no nosso Sisteminha.

Tanque de taipa - O tanque de  taipa que fizemos na chácara Dona Kaetana foi redondo, pelos motivos já citados acima. Com capacidade dobrada em relação ao tanque proposto pela Embrapa, ou seja, para de 12 a 14 mil litros. A partir daí  fizemos adaptações e assumimos os riscos.


A princípio faríamos o tanque com revestimento de papelão, mas a chácara fica a uma distância considerável do Comércio e juntar papelão para todo revestimento demandaria muito tempo. Então optamos por paredes de taipa, já que nosso solo tem boa quantidade de argila e boa liga. 
- Neste caso é interessante que as distâncias entre os tronquinhos de fundamento não sejam muito grandes e 
- que se use para a grade, varas de bambu ou de Mororó ao invés de Taboca, que é menos resistente a umidade. 
- Ao invés de sifonamento por Mangueiras optamos pela instalação de um cano a partir do centro do tanque por baixo da terra para canalizar os sedimentos para o sedimentador. 
- Por fim fizemos o revestimento com lona plástica (8×8), dupla-face branco e preto com espessura de 200 micras com pouca sobra nas bordas que foram arrematadas com fio de arame liso. 
- O sedimentador foi colocado ao lado e foi feito de manilha e placas de cimento. Falaremos dele em outra postagem.


As duas tabelas simulando custos do tanque de taipa e do tanque de alvenaria:

- As tabelas trazem previsão de preços baseada nos anos de 2016 e 2017. 
- Também é preciso considerar que existem variações por todo o território nacional. 
- A última coluna considera o material que já exista na propriedade ou possa ser reciclado, barateando o custo final.

Tanque bambu-cimento- O tanque de bambu e cimento foi um tanque experimental que fizemos. A princípio, seria um tanque de taipa e sua estrutura foi bastante melhorada em relação ao primeiro tanque. 
- Boas varas de bambu foram utilizadas e sabe-se que este é um material estrutural de grande qualidade. 
- Outra coisa que direcionou o projeto foi o fato de haver ferro suficiente de sobra de obra e telas que estavam inutilizadas no terreno. 
- Ao se calcular o custo benefício do cimento que faltava em relação a lona optou-se pelo cimento. 
O vídeo mostra o processo de construção com detalhes.

Muitas questões foram levantadas e críticas foram feitas quanto á sua validade e durabilidade. O custo final do tanque ficou muito abaixo do custo de um tanque de ferrocimento tradicional.
No momento o tanque está com 10 meses de uso e está em prefeitas condições de trabalho.

Na próxima postagem falaremos sobre outros tipos de tanque muito utilizados no Sisteminha.








2 comentários:

  1. muito bom trabalho,tudo agricultura familiar pode fazer taipa , feromentos ,bamboo cal tambem outro opcaoes ,tive muito cas feito antes invetados cimentos

    ResponderExcluir