Início

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Plantio dos anjos - Passo a passo

Acreditamos que a melhor forma de descobrir se um método funciona é testando. Outro dia meu filho chegou em casa após uma aula no curso de gestão ambiental e disse que entre outros métodos, um deles tinha chamado sua atenção, um conhecido por "Plantio dos Anjos". Resolvemos pesquisar e resolvemos testar. Algumas partes do método já são usuais, como por exemplo a retirada de terra com pouca materia organica e sua substituição por solo enriquecido, outras partes já são mais incomuns.

Esse método começou a ser implantado no Brasil, pela “Escola de profetas”. Eles aplicaram o método em Sairé, Pernambuco, num solo de difícil cultivo. Nós estamos testando o método aqui na Chácara Dona Kaetana e mostramos os passos que seguimos aqui.

Destaque:
Comentário do Antônio Honorio no vídeo que postamos no YouTube - "Parabéns pela postagem, maravilhoso o vídeo já fiz esse curso com o pessoal que veio da América para o Brasil. Nos próximos berço dívida 1 balde de cinza de queimada p/ as duas partes, que contem matéria orgânicas. No primeiro terço de terra um balde com água, isso fara c/ que os micro organismo já comece a trabalha, e no fim quando já estiver terminado de cobri o berço, antes da cobertura morta, outro balde com água, desta vez com meia mão de SAL grosso desse que da para o gado, dissolva e irrigue o berço, isso fara com que o BRIX aumente, repita 3x ao ano, serve para qualquer fruteira, c/ a ressalva se a água q/ enrigua já esteve auto teor de sal desconsidere esta parte, o sal grosso contem cerca de 96% de proteína, e fará c/ q/ os frutos dure muito mais tempo em natura. Plante 4 culturas diferentes de espécies diferentes nas quatros laterais do berço, de círculo curto, dependendo da fruteira pode permanecer cultivando nas laterais, Ex: Abobora, Feijão (tem que ter p/ levar nitrogênio ao solo pelas raízes), Abacaxi- (trabalha em corrigir a acidez do solo), Melancia. tudo para aproveitar a mesma água e os mesmos minerais com produtividade dinâmica em conexão com a rede de espécies diferentes, as plantas não competem entre se pelo contrário elas trocam minerais."

Etapas:

1- Escolher o local e cavar um berço com cerca de 80cm de lados e fundo. No nosso caso fizemos com 1m³ (1mx1mx1m);



2- Separar a terra de baixo e a terra de cima. Neste caso se percebe pela diferença de cor do solo;


3- colocar tubos de arejamento no fundo (furos protegidos por pedras grandes) ou baldes, ou mesmos galões cortados como bacias (como foi nosso caso). Também protegemos os furos com um pedaço de tela de sombrite para impedir a entrada de terra;



4- Com a metade do solo do topo fazer uma mistura de uma parte igual de solo do topo + uma parte de  adubo orgânico (estrume), serrapilheira (folhas secas) e um punhado de fosfato (pó de rocha) e outro punhado de cálcio (cal, farinha de ossos);



5- colocar metade da mistura do solo do topo em uma terça parte do buraco, 



cuidando de ir compactando um pouco;




6- colocar uma camada de rocha (pedras maiores) para ionização do solo (segundo o Pr. Lynn Hoag, divulgador dos metodo há mais de 20 anos, as pedras favorecem as trocas de cargas elétricas e em eletroquimica isto faz muito sentido) . Não precisa espalhar por todo o buraco, nem empilhar (pode ser brita se não tiver pedras maiores ou cascalho);


7- Colocar  a outra metade do solo do topo sem adubação no segundo terço do berço;


8- colocar um pouco do restante da terra preparada e colocar a muda em cima;



9- colocar o restante da terra terminando de encher o buraco e algumas minhocas e húmus.



10- Colocar uma camada de mulch (palha seca, pequenos galhos, cavacos de madeira) para manter a umidade do solo.



Segundo a pesquisa que fizemos, Ellen Gould White (1827 - 1915) foi a escritora americana mais traduzida da história da literatura mundial. Segundo se conta, em um momento no qual sua família enfrentava dificuldades com suas plantações por causa do solo, ela teve a visão de um anjo que lhe dizia como deveria fazer para obterem resultados ali. Ellen White e seus familiares criaram então, um método conhecido como “Plantio dos Anjos”, que foi aplicado em diferentes solos e em diversas ocasiões. Muitos anos mais tarde seu neto, Hebert White, criou um diagrama que mostrava claramente como deveriam ser plantadas as árvores na propriedade. Muitos seguiram o método com sucesso e ele permanece até os dias de hoje.

Em outra postagem, falaremos dos resultados esperados e colocaremos o vídeo e quem sabe também um esquema. Até lá.










3 comentários:

  1. Esse progama sistemia veio pra ajuda
    Nós que não tem muita condição financeira
    Muito legal, eu queria partecipar desse,
    Sistema eu entro em contato com quem??

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, excelente passo a passo, esse ano vou tentar implantar esse método na hora de plantar as covas, quanto a câmara de ar, hoje eu recomendaria evitar o uso de materiais plásticos devido a poluição gerada pela decomposição do plastico em micro plastico.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado! Está respondida a pergunta nesta página.

    ResponderExcluir