Início

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

PANC no Sisteminha ::::: Ora-pro-nobis

Na nossa experiência temos preservado as espécies espontâneas e as PANC's, e o Sisteminha envolve toda uma produção de alimentos como ovos, carne, e vegetais (através do escalonamento).

A PANC de  hoje,  embora  muito  comum o  consumo  na  região de  Minas  Gerais,  ainda é  pouco  conhecida.  Estamos  falando da Ora-pro-Nobis. Trouxemos algumas estaquinhas de Planaltina, no Distrito Federal, onde é muito usada em cercas vivas e plantamos na Chácara Dona Kaetana. Não demorou muito e ela rendeu. As flores tem enorme potencial melifero e atraem todos os tipos de abelhas.
Mas vamos à receita de hoje e logo falamos mais sobre ela. 

Uma forma de fazer que usamos aqui:


Farofa ou viradinho de Ora-pro-Nobis

Ingredientes - 

  • Um bom punhado de folhas de Ora-pro-Nobis,
  • Farinha de mandioca
  • Carne moída (à gosto)
  • Uma colher de sobremesa pequena de Sal (ou a gosto)
  • Algumas pimentas tipo bode, malagueta ou de cheiro
  • Cebolinha picada
  • Azeite de oliva


Modo de preparo:
Refogue a carne moída com os temperos escolhidos e quando estiver bem refogada acrescente as folhas de ora-pro-nobis inteiras ou bem picadas, se preferir, e quando estiverem murchas, corte as pimentas conforme seu paladar as aceite, pique as cebolinhas a gosto, misture tudo e verifique o sal, coloque um fio de azeite e revolva tudo muito bem. Acrescente farinha de mandioca aos poucos até tudo ficar soltinho. Desligue o fogo e sirva.

Sugestão:
Se a variedade for de espinhos puxe as folhinhas uma a uma no mesmo sentido dos espinhos. Assim é mais rápido e eles não agarram.

Dica: É muito utilisada refogada como couve ou taioba ou acompanhando um frango caipira. Vegetarianos gostarão de saber que ela é saborosa por si mesma e que agradece todo temperinho ajuntado à ela.

Nomes populares: Ora-pro-nobis, Lobrobô, Lobrobó ou Carne-de-pobre, 

É uma planta pertecente a família dos cactus, com flores lindas de pétala branca.
Vive por muito tempo, cresce rapidamente, e pode vir a ser um arbusto. 
Bem próximo ao caule tem as folhas, que são planas, carnosas, sem pelo algum, tem cor igual ou muito semelhante em ambas as partes, o formato é mais largo no meio, comprido e fino na ponta, o tamanho vai de 3-8 cm de comprimento.
Quando essa planta mostra suas flores, não há quem não se apaixone, são lindas, várias flores de cor branca. Os frutos são em formato de globo, amarelos, com espinhos e sementes pretas.
PropagaçãoCaso tenha interesse em plantar, ao encontrar a planta, faça estacas da mesma, estacas são podas da planta, com 10 cm ou mais de comprimento, no intuito de produzir novas mudas. Quanto maior a estaca mais folhas vem em menos tempo.
Pode ser plantada em vasos maiores, para apartamentos ou sacadas, desde que seja podada de tempos em tempos. A planta é tão forte, que se deixar uma folha na água, ela enraíza igual. quanto maior a estaca mais folhas vem em menos tempo.
Se plantar na sombra total ela da mais espinhos e ramos do que folhas, então é melhor plantar no sol. Como todos os cactos, quanto mais sol melhor!




Nenhum comentário:

Postar um comentário