Início

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Frutas mais saudáveis

Uma das coisas que mudaram após o Sisteminha foi o modo como passamos a cuidar das fruteiras. Quando chegamos em nossa parcela acabamos por ser responsáveis por deixar nossa terra judiada, não por maldade, mas por ignorancia ou mesmo afobação. Depois, para tentar recuperar alguma coisa fizemos curso de poda, de calda, de armadilhas naturais, tudo orgânico e bem vindo, claro.


No Sisteminha podemos escalonar inclusive frutíferas, como é o caso do mamão por exemplo, onde cada vez que um pé alcança cerca de 1 (um) metro de altura é hora de plantar outro pé e isto nos garante o fruto  praticamente o ano inteiro.


As goiabeiras e pinhas são mais perenes e alcançam longos anos. Pela experiência percebermos que a água superficial do sedimentador, direto no pé delas, pelo uma vez por semana ajuda muito na carga dos frutos. Esta goiabeira da foto tem mais de 10 anos e nunca tinha dado frutos aproveitáveis e nem em quantidade até que começamos com o tanque e a compostagem a menos de 2 anos. 

A qualidade do solo melhorou química e fisicamente. Solo melhor, plantas mais fortes, resistentes e produtivas.  Descobrimos que a planta precisa mesmo é da terra e quem precisa de cuidado é a terra. Até a melhora do solo algumas alternativas podem ajudar as frutas a se defenderem dos ataques de insetos como é o exemplo das armadilhas de pet para moscas da fruta.






Nenhum comentário:

Postar um comentário