Início

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Os caminhos da água no tanque de piscicultura

As pessoas tem perguntado sobre isso com cada vez mais frequência no grupo do Facebook. Esperamos que esta esquematização possa ajudar na compreensão de como funciona a reciclagem e a circulação da água dentro dos tanques do Sisteminha. Claro que o sistema é útil na maioria dos métodos de criação de peixes.

Embora existam inúmeras formas de filtragem da água, esta cumpre várias funções, já que ocorre:
  • por decantação ou sedimentação, ou seja, as partículas mais pesadas vão para o fundo do sedimentador (com a ajuda da cal e do gesso, como floculantes);
  • por filtragem ou retenção das partículas suspensas pela corda de nylon na "escova" submersa a meia altura do sedimentador;
  • por agregação nas cordas da cabeleira ou medusa;
  • por síntese biológica, através da ação das bactérias que capturam a amônia e a transformam em nitritos e nitratos.
Tudo isto pode ser visto no vídeo:

Os esquemas abaixo são para as duas opções mais comuns de tanques usados no Sisteminha.

* Tanque de taipa, concreto, alvenaria, bambu cimento ou placa, com fundo afunilado e dreno central subterrâneo.

Os esquemas também são explicados com maiores detalhes no vídeo.



* Tanque de taipa, papelão, alvenaria, com fundo afunilado ou plano e sistema de sifonamento por mangueira ou mangote.


8 comentários:

  1. Oi!

    Apenas com a queda da água entre a medusa e o tanque já funciona a aeração? Vc não tem uma outra bombinha com venturi para oxigenar a água?

    Obrigado pelas explicações!

    ResponderExcluir
  2. No sistema onde se usa o sifão a água vai para o sedimentador com o uso de bomba ou gravidade?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se você faz o acompanhamento da qualidade da água para saber como os parâmetros físico-químicos até mesmo os biológicos estão associados e ainda, manter o controle.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, moro na praia de Quivava, Aracati-CE, gostaria de participar do projeito, como faço?
    Onem na minha região posso conseguir mais informações?

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!
    Crio Tilapias em um sistema de recirculação e gostaria de um Whatsapp para contato para tirar algumas ducidas pois estou tendo muito problema com o meu filtro biologico e minha amonia se mantem sempre em area de risco. Meu nome é Fabio, sou de Itapetininga/SP (15) 99820-8004 - meu whatsapp

    ResponderExcluir
  6. olá meus parabéns pelo excelente trabalho que vc vem desenvolvendo! tenho uma duvida percebi que além da água que desce pela cabeleira, que vem do sedimentador pela bomba SB 2000 tem uma outra mangueira de água uma preta, que aparenta ter a função de oxigenar a água mas eu não entendi da onde vem a água porque do sedimentador eu só vi uma bomba e uma mangueira transparente sainda de lá então a outra vem da onde e tem qual função ? por favor me ajude nessa dúvida!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia !

    Gostaria que vcs me enviasse e-mail da chácara Dona kaetana
    obrigado.

    ResponderExcluir
  8. gostaria de saber se tem algum grupo de whatsapp sobre esse assuntos e de outros referente a sitio lucrativo . se poderem me add 73 999687110

    ResponderExcluir