Início

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Outros tipos de tanque usados no Sisteminha

Novamente, é importante lembrar que o quê determina que tipo de tanque será feito são os recursos já disponíveis, as condições financeiras e o espaço reservado para ele. Embora essencial, o tanque não deve ser um empecilho para quem deseja implantar um Sisteminha e  proporcionar maior segurança alimentar à sua família, além de certa independência do mercado e de alimentos industrializados.

Vamos continuar falando sobre tanques. Já falamos sobre os dois tipos com os quais já temos experiência, que foram o tanque de taipa e o tanque de bambu-cimento. Agora, falemos de mais dois tipos que vem sendo os mais utilizados. 

Foto:Renan AquiGeo, Araguaina-TO
Tanque de papelão - O tanque original do Sisteminha continua sendo um dos mais utilizados, se olhamos principalmente pelo custo reduzido de implantação e pela facilidade de execução. Embora o original seja quadrado (melhor para espaços mais compactos), o modelo redondo também vem sendo aplicado a ele. O revestimento final é com lona plástica, cuja especificações, já falamos aqui.


Foto: Emílio Konrath
Tanque de placa - Este será, provavelmente, nosso próximo tanque. Tem custo muito menor que o tanque de ferrocimento. O trabalho para sua confecção, embora demande o tempo da fabricação das placas, também é menor. É preciso cuidar da amarração com arame entre as placas e o reboco externo para evitar um possível arrombamento por causa da pressão da água nas paredes internas, mas feito isto, é um tanque durável e seguro.


Foto: Francisco Eudes

A confecção das placas de cimento é simples e uma forma de fácil confecção 
resolve a questão. A forma pode ser feita por um marceneiro ou um serralheiro dependendo do material que se pretenda utilizar, depois é colocada em uma cama de areia onde é preenchida pela massa de concreto. Com prática, pode-se esperar alguns minutos, desenformar e produzir outra em sequência.

Uma dica para quem começa com um tanque de taipa ou papelão e quer começar a juntar os recursos para o tanque permanente é ir estocando o cimento. "Guarde o cimento que puder comprar à vista de saco em saco (R$ 24,00 em média), para não perder embale o cimento em sacos plásticos de lixo de 60 litros, bem vedado e passe fita durex para vedar. O cimento guardado assim dura até 2 anos sem estragar. Aí vc planeja de acordo com sua renda e tempo, planeje para 6 meses e comece agora." A dica é do professor Luiz Carlos Guilherme, da Embrapa meio-norte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário