Início

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Função e tipos de sedimentador usados no sisteminha

Minha maior dúvida é como montar o sedimentador? Como é por dentro? Que altura fica a bomba? O tamanho do sedimentador em relação a quantidade de água do tanque? Se puder me orientar desde ja agradeço. Estas foram algumas perguntas feitas por um leitor que nos acompanha e que são repetidas por outras pessoas em muitas ocasiões. Vamos tentar responde-las dentro do que já conhecemos.

Importância 
Nas palavras do professor Luiz Carlos Guilherme "Não há acumulo de substãncias tóxicas como a amonia (que é 100% degradada no biofiltro) e há também a retirada diária dos residuos solidos (fezes e sobras de ração) no sedimentador. O grande avanço que este tipo de criação proporcional é exatamente a recirculação da água e retirada dos resíduos do sistema e aproveitamento na compostagem e criação das minhocas." Ou seja, além de retirar a sujeira do tanque o sedimentador ainda possibilita que ela seja retirada para ser reciclada e produza adubo de qualidade e sem contaminação do solo.

Tamanho 
Calculamos que o sedimentador deve ter capacidade para cerca de 1% do volume de água do tanque. Assim, para o tanque tradiciobal do Sisteminha que tem cerca de 6.000 litros, será preciso um recipiente de 60lts. Sugerimos que a altura do sedimentador esteja nivelada com a altura do tanque.

Localização da bomba
Sempre acima da escova de nylon ou do balde cordas que ficam posicionados até a metade da altura do sedimentador. Assim a bomba devolve a agua mais limpa possível de volta ao tanque.

Vamos aos tipos mais usados no Sisteminha


Moldado na areia - Este sedimentador surgiu praticamente junto com o projeto da Embrapa Meio-Norte. Segundo o professor Luiz Guilherme "A construção do balde do sedimentador com formas de areia que reduziu de R$ 150,00 na compra de um balde de primeira linha (branco) resistente à luz UV para R$ 10,00 foi algo importante." 
Se for fazer para balde de 60 L de cimento, será preciso:
• 3 latas de areia média (lata de 18L)
• 1 saco de cimento

• 20 cm de cano de esgoto 40 mm.
Deve-se preparar a massa de cimento e envolver com ela o molde criado com a medida de areia sugerida. Esperar secar e curar e depois retirar a areia com uma colher de pedreiro. 


Balde plastico - Pode-se utilizar balde de 60 L de plástico de boa qualidade. Neste caso,  você também  vai precisar de:
• 1 saída de caixa d’água de 40 mm
• 20 cm de cano de esgoto de 40 mm
A função e utilização são as mesmas.

O que usamos no nosso Sisteminha foi uma adaptação nossa, devido ao tamanho bem maior do tanque. Veremos isto em outra postagem.

3 comentários:

  1. penso usando fluculante natural , colocando sedimentado no meio poder ser reolvidos o problemas de seperacao de lodos como sendo um bom tratamentos de valida oxidacao sedimentador de lodo , tudo eng sanitarista capacitado para desenhar

    ResponderExcluir
  2. É colocado diariamente no sedimentador 1 colher de sopa (25 g) de mistuta de cal e gesso e que também facilita a sedimentação dos resíduos, dentre outras funções.

    ResponderExcluir
  3. Ola, gostaria de saber mais a respeito do sifão. Vcs podem falar a respeitos? Obrigado!

    ResponderExcluir