Início

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Escalonamento de produção - Vamos falar mais de verdade.

Lançadas as questões, vamos procurar responde-las de forma sistematizada.
- O que é escalonamento de produção dentro do Sisteminha?


Dentro do Sisteminha isso significa garantir a colheita semanal de uma maior variedade de alimentos possíveis dentro de determinada área. Assim por exemplo, uma família pode plantar uma única linha de milho com 25 mudas para garantir o refogado da semana. O da próxima semana já estará em uma nova linha. Da mesma forma, feijões, tomates, mandioca, quiabo e o que mais fizer a mesa mais farta, durante toda a semana, todo o mês.

Qual o melhor aproveitamento que uma família pode fazer dele?
A adaptaçao de uma tabela de plantio às necessidades ou mesmo gosto da familia.
As tabelas a seguir podem servir de orientação e trazem sugestões de como escalonar a produção de uma boa variedade de alimentos.



- Como se faz  "desagravo à fome" com um só tipo de alimento? Quem é que se alimenta só de peixe? Para uma família a variedade de alimentos semanais é mais ou menos importante do que a quantidade de um único produto que ainda precisa ser convertido em dinheiro para a compra de outros?

Quando se sugere seguir o gosto por determinados alimentos é preciso considerar também as sugestões feitas pela OMS, a Organização Mundial da Saúde, levando em consideração as carências nutricionais dos indivíduos de uma família no tocante às necessidades de proteínas e de carboidratos, de sais minerais e vitaminas, fibras e gorduras de boa qualidade. E levar em consideração o tipo de trabalho de cada indivíduo, as necessidades nutricionais das Crianças em idade escolar e em crescimento, levar em consideração os nutrientes que vão favorecer o desenvolvimento intelectual e não somente o físico, levando-se tudo isto em consideração é fácil concluir que a maior variedade de alimentos é capaz de favorecer com que estas coisas aconteçam da melhor forma. E nem sempre economicamente falando, é possível ter acesso a toda esta variedade.

Ainda existem outras questões que o escalonamento de produçao dentro do Sisteminha podem ajudar a pensar:
- E se a ideia for o mercado, não seria mais inteligente não saturar o mercado com uma única oferta?
- A conversão em moeda de um determinado artigo de alimentação compensa na hora de adquirir outro?
- Pensando em mercado, economicamente falando, como é que se muda o forma de fazer a conta do que é ganho real?
- Como ter variedade de alimentos produzidos em menor espaço todas as semanas?
- Para as famílias com filhos em idade escolar a produção de alimentos variados pode trazer algum reforço ao conhecimento academico?

Nenhum comentário:

Postar um comentário