Início

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Como fizemos o nosso sedimentador

Calculamos, como já dissemos, que o sedimentador deve ter capacidade para cerca de 1% do volume de água do tanque.  Nosso tanque teve várias adaptações em relação ao tanque tradiciobal do Sisteminha.  Uma deles foi em relação a capacidade de água. Ele pega entre 12 e 14 mil litros de água, então o sedimentador deveria ter pelo menos 150lts de capacidade. Um balde não serviria e uma forma de areia para estas proporções também não seria o mais indicado.

Solução encontrada
Tinhamos uma forma de manilha e uma manilha já pronta de 150lts de capacidade, mas, ela não dava na altura do tanque, pelo contrário, era muito mais baixa. 

E como ela precisou ser colocada à nível para receber a água do tanque e queriamos aproveitar o recurso, então foram feitas placas de cimento, moldadas na areia com auxílio de uma forma de madeira semelhante as formas usadas para o tanque de placa que sugerimos aqui.

Isto serviu bem ao propósito, pois conseguimos a altura desejada com total aproveitamento dos recursos já disponiveis. O sedimentador foi posteriormente rebocado externamente e é este que utilizamos até então.

Localização da bomba
Acima da escova de nylon posicionada na metade da altura do sedimentador. 

Como ele ficou com dimensões bem maiores esta escova também foi adaptada ao seu tamanho. No total ele tem capacidade para cerca de 300lts de água.Assim a bomba devolve a agua mais limpa possível de volta ao tanque. O vídeo abaixo demonstra o processo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário