Início

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Nosso Sistema com 3 meses de VIDA!!! Muita vida!

Em um Sisteminha, o foco não está apenas na criação dos peixes, ou seja, eles são apenas mais uma parte dos alimentos produzidos pelo sistema, então, não existe produção intensiva de peixes e nem um foco exato no mercado, embora bem manejado gere excedentes. Isto geraria muito mais cuidado e retiraria o foco das outras partes do sistema. Neste tanque colocamos no máximo 300 peixes que já começos a consumir a partir dos 3 meses. Com nosso sistema de filtragem e aeração o sistema fica equilibrado mantendo o tanque com 30 a 40 kilos de peixe, sem trocas da água. Apenas repondo no máximo 1.500 litros diários que retiramos dele para (fert)irrigar as plantas, ou seja, reutilizamos cerca de 10% da capacidade diariamente para isto. Lembrando que nossas bombinhas bombeiam no máximo 1.900 lts/h cada uma (são duas). A capacidade de filtragem (retirada de resíduos) e recirculação da água é que vai determinar a quantidade de peixes que podem ser criados no tanque.
Depois de 3 meses tratando dos peixes no nosso Sisteminha, lembramos que os alevinos chegaram muito pequenos e tímidos. Com a água turva (o que é bom), os bichos quase camuflados e agora vorazes na hora do trato, veio a curiosidade: Como estão agora em peso e tamanho?


As tilápias aos três meses já tem o tamanho que chamamos de "porção", servindo uma a cada pessoa. Nesta etapa começamos a nossa pescaria que dura sem pausas até hoje, cerca de um ano e meio depois! 


É importante pra nós, lembrar através destes registros, de como estavam as coisas em cada época e sim (!) Comemorar cada etapa, cada avanço, por mais simples que pareça. É mais uma estratégia de motivação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário