Início

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Plantio dos Anjos - Resultados esperados

Segundo as pesquisas que fizemos, estes são alguns dos resultados esperados em relação ao método conhecido como Plantio dos Anjos, ou MPA (Método de Plantio do Anjo):

► Os alimentos terão um sabor muito melhor – e você vai descobrir que alguns alimentos que antes eram indesejáveis, se tornarão deliciosos;
► Os níveis nutricionais desses produtos se tornarão extremamente elevados, pois as plantas absorvem mais nutrientes.
► Uma longa vida de prateleira, os frutos durarão muito mais antes de começar a se estragar.
► A pressão de insetos sobre esses alimentos será muito menor, pois a planta fica mais vigorosa para se defender dos ataques de pragas.
► Os animais também preferem esses alimentos altamente nutritivos – e deixarão de visitar seus vizinhos para se deliciarem com seus produtos – portanto, previna-se.
Ainda segundo um dos sites pesquisados "A experiência das pessoas que usaram o método mostram que o resultado final pode não ser necessariamente mais frutos ou maior peso por acre, mas maior peso por bacia (e qualidade muito superior). Você terá os melhores produtos, e esse tipo de alimento você não encontrará no supermercado."

Lynn Hoag compara duas plantas, segundo ele, de mesma idade.
Nas buscas também chegamos a encontrar críticas severas ao método que é divulgado principalmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, já que a autora e divulgadora, Ellen White, falecida a mais de cem anos, pertencia a doutrina. Existe inclusive, um vídeo na internet de Lynn Hoag, um pastor que quando tinha uns 13 anos de idade, afirma ter tido aulas diretamente com Hebert Clarice White, um membro da família, e que tem usado e ensinado o método nos Estados Unidos. Então além das acusações de "manipulação" por parte da igreja, existem ainda as de que o método seja antiquado, ou milenar (em sentido pejorativo). Os críticos também se ressentem de ser chamado "moderno", mas talvez tenhamos de levar em consideração a época em que começou a ser divulgado nos Estados Unidos, por volta do final dos anos de 1800 e também o fato de que métodos mais antigos tem ganhado destaque nos últimos anos. A doutora Ana Primavesi, pioneira no manejo ecológico do solo e um dos nomes mais respeitados quando o assunto é produção de alimentos saudáveis, numa matéria da Revista Globo Rural argumenta que  “Durante dois, três, quatro, cinco mil anos a produção sempre foi orgânica. Agora, de repente, isso não funciona mais?". Este argumento já nos convence a uma tentativa não é verdade?


O Método de Plantio dos Anjos não é nenhum mistério, mas é pouco divulgado, é bem diferente do que a agricultura moderna propõe, mas ao mesmo tempo é muito simples. O processo é um pouco mais trabalhoso, porém, segundo aqueles que o aplicam, o resultado compensa o esforço. Seja como for, para aqueles que tem alguma experiência com plantio e se dedicam a estudar as práticas agrícolas, sobretudo dentro da agricultura orgânica, o método faz sentido. Por este motivo o estamos testando entre outros, aqui na chácara Dona Kaetana. Fizemos um vídeo e pretendemos ir dando retorno por aqui também.









9 comentários:

  1. tem foto desse cano e lata?yendi não

    ResponderExcluir
  2. Tem sim. Na postagem do dia 16 de fevereiro. http://chacaradonakaetana.blogspot.com/2018/02/plantio-dos-anjos-passo-passo.html. Tem inclusive um video. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Vc tem resposta sobre o resultado desse plantio, depois de 2 anos???
    Gostaria muito de ver o resultado e seu parecer sobre este método.
    Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  4. Tbm gostaria de saber sobre os resultados desse método. E muito obrigado pela divulgação de um excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Desculpe, mas faltou a proporção utilizada de farinha de osso para 1 m3, o quanto de matéria orgânica se deve colocar de outros "ingredientes".

    ResponderExcluir
  6. Resultados: https://www.youtube.com/watch?v=Dvu4oteOL8k

    ResponderExcluir