Início

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Os módulos sugeridos pelo Sisteminha

O Sisteminha tem um tanque como coração de um esquema elaborado para proporcionar uma meta muito clara, e nobre, cujo nome oficial deixa ainda mais claro. Acontece que Sisteminha é apenas um apelido carinhoso para 

SISTEMA integrado alternativo para produção de alimentos 


Voltado para agricultura familiar.  E segundo o resumo encontrado no site: "Na Embrapa Meio-Norte/UEP Parnaíba, foi instalada uma unidade demonstrativa do Sistema integrado alternativo para produção de alimentos, para treinamento de produtores familiares, que teve início em dezembro de 2011." Aqueles que lidam com um projeto adaptado como é o nosso caso, sabem que o "demonstrativo" já ganhou pernas, e até asas, pois já faz tempo que saiu da Parnaiba e ganhou o mundo, já chegou até no continente africano.

Para isto acontecer, realmente não bastava ser "apenas" criar peixe, tinha mesmo que ser mais do isto, como de fato é. Por isso a proposta de módulos:


Pelo esquema, dá pra perceber que é possível ter varias opções produtivas sem, no entanto, precisar ter espaços muito grandes. Tornando as possibilidades de segurança alimentar possiveis para muitas familias que hoje nem se atrevem a sonhar com isto.

O professor Luz Caros Guilherme lembra que "Atualmente as abelhas já são contempladas no sisteminha: são 13 modulos no sisteminha (Tanques para peixes, produção de aves para postura (galinha e codornas), Frango de corte, compostagem, minhocas (humus), horta convencional e aquaponia (também usada para forragem hidroponica),  caviacultura (porquinho da india), suinocultura, ovinos e cabras, outros ruminantes (vaca mestiça),  larvas de moscas, abelhas (nativas ou africanizada (dependente de onde se localiza o sisteminha). E atualmente validando os modulos para independencia em energia (modulo solar) e biodigestor.
As familias decidem a sequencia de montagem dos módulos e somente se lhes interessa."

Nas proximas semanas falaremos mais sobre este assunto.

6 comentários: