Início

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Esqueminha do Sisteminha

O Sisteminha é composto por módulos e isto torna sua implantação mais fácil de fazer,  adaptar e planejar de acordo com a realidade de cada família. Embora os módulos sejam independentes, no sentido de aproveitamento da sua função, são ao mesmo tempo ligados e inter relacionados entre si.


Cada parte colabora para que a outra funcione e isto torna o sistema cíclico e cada vez mais independente, inclusive da dependência do mercado para funcionar.

Folheto da Embrapa Meio-Norte

Por exemplo, as plantas e hortaliças cultivadas fornecem néctar e polem para abelhas europeias e nativas, por sua vez produzem mel de excelente qualidade, devido a constância e a variedade de floradas, sem resíduo de defensivos que não devem ser usados no sistema por causa dos peixes do tanque e por sua vez são favorecidas pela polinização das abelhas que garantem assim a produçao de frutos. 

Sem falar no uso e reúso da água, produção de carne, leite, ovos para consumo humano, integração da família no trabalho sem sobrecarga de apenas um membro, na reciclagem das sobras da horta que vão para alimentação dos animais e para compostagem, na produção de humus e adubo de qualidade e melhoria e enriquecimento do solo. Tudo colabora e produz transformação não só no ambiente como também nas pessoas que se envolvem e se beneficiam do Sisteminha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário