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segunda-feira, 6 de maio de 2019

INTRODUÇÃO: MOTIVAÇÃO COMO JUSTIFICATIVA


TRECHOS DO MEU TCC EM EDUCAÇÂO DO CAMPO

A partir da motivação de compartilhar o conhecimento do qual tem se beneficiado ao longo dos últimos anos, e ao perceber os conteúdos curriculares sendo aplicados em suas práticas cotidianas, a família da pesquisadora procura, através de palestras, vídeos, oficinas e demonstrações práticas socializar aprendizados, incluindo aqueles que levem ao acompanhamento da implantação e das adaptações feitas ao modelo do Sistema Integrado de Produção de Alimentos, da Embrapa, apelidado afetivamente de Sisteminha, no P.A. São Vicente e conhecido no Assentamento como “Sisteminha Adaptado da família Caetano”, ou “dos Caetano”, para a comunidade e aos estudantes das escolas locais desde que haja interesse por parte dos educadores das escolas do entorno ao projeto, e estimulam visitas ao sistema e propõe que as escolas locais se insiram no projeto familiar e o repliquem se assim o desejarem.
Para que fosse possível compreender a escolha do tema proposto para este trabalho, que se intitula como “Sistema familiar integrado de produção de alimentos: um exemplo pedagógico na construção de conhecimentos contextualizados” foi necessário apresentar, ainda nesta introdução, um pouco sobre a Licenciatura em Educação do Campo e a família Caetano e sua relação com ela, e após isto fazer uma breve descrição sobre como o sistema se tornou conhecido na escola da comunidade onde vivem.
Os capítulos seguintes além de falar sobre a finalidade, objetivos e os métodos escolhidos pela pesquisadora, foram também apresentando experiências, autores e autoras que a auxiliaram neste trabalho. Trazem princípios Agroecológicos que guiaram a pesquisa e explicam a ideia embrião nesta experiência familiar , ou seja, a ideia que deu origem a experiência realizada pela família em sua própria vida, motivada pela autonomia alimentar. Após isto, os capítulos seguintes apresentam o território-foco da ação de pesquisa falando um pouco sobre o município e o assentamento onde está localizada a Chácara Dona Kaetana, que tem um capítulo dedicado a ela e a preocupação de seus moradores a uma adaptação voltada a uma realidade agroecológica pensada no cuidado com a terra, a semente e a vida.
Por fim são apresentadas também as expectativas e análises, deste trabalho especificamente e aí são descritas a Escola da Comunidade, como se deu o estágio utilizado na metodologia da pesquisa, o vídeo resultante da ação, as impressões das aulas e as reflexões a partir dos resultados obtidos.

Na próxima postagem vocês vão conhecer um pouco sobre a Família Caetano.

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