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quinta-feira, 9 de maio de 2019

Como o Sistema se tornou conhecido da escola

TRECHOS DO MEU TCC EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - Parte 4

Voltando a falar sobre o Sisteminha da família Caetano e sua relação com os conceitos e categorias já citados, é preciso falar sobre como ele se tornou conhecido na escola da comunidade. 

Isto se deu quando, no decorrer do curso de Licenciatura em Educação do Campo, como graduandos, juntamente com os professores da Licenciatura, fizemos pela LEdoC, um seminário integrador entre o curso, a escola e a comunidade, na cidade de Flores de Goiás. Tive o prazer de compartilhar nosso trabalho com o tanque e a produção de alimentos voltada a agroecologia e aos cuidados com o solo ao público presente, a grande maioria, profissionais de educação do município. Abri as portas dessa experiência para visitas das escolas que manifestassem interesse. E aconteceu. Uma professora me procurou e perguntou se a minha proposta era séria. Ela queria que seus estudantes tivessem aquela experiência. Por acaso, a escola na qual ela trabalha era justamente nossa escola de inserção para os estágios supervisionados e o diretor nos deu todo o apoio necessário.

A partir do estágio, eu e meu grupo de colegas, juntamente com a professora começamos a planejar as aulas para as disciplinas de matemática e artes, de responsabilidade da professora Sueli, para o dia de campo com a turma do 9º ano que faria a visita para realizar as atividades. Em tempo, o professor de ciências, com quem já estávamos estagiando, também manifestou interesse e inserimos suas aulas no cronograma da atividade. Com base nesse interesse, este trabalho de conclusão de curso, planeja avaliar a execução destas aulas para o 9º ano, se utilizando do Sisteminha Adaptado pela família Caetano, como principal meio educativo, buscando favorecer o ambiente do trabalho socialmente necessário, de modo que possam perceber através deste sistema de produção familiar, o papel dos saberes camponeses como ferramentas na aprendizagem escolar contextualizada e ainda, compreender os principais conceitos de soberania e segurança alimentar no conjunto da produção agroecológica.

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