Início

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Cal e Gesso pra quê?

A questão da adição de cal e gesso no Sisteminha é uma dúvida  frequente e as vezes é negligenciada. Hoje falaremos mais detalhadamente sobre este assunto.

Qual a medida?
Para o tanque original do Sisteminha que tem cerca de 6 a 8 mil litros de capacidade o recomendado é de meia colher de sopa de cal e meia colher de gesso. No nosso tanque utilizamos uma colher de cada um deles diariamente, visto que ele tem capacidade para de 12 a 14 mil litros.

Como fazemos?
Misturamos as quantidades indicadas de cal e gesso em um pouco de água e adicionamos ao sedimentador, através de um cano que conduz a solução até abaixo da cabeleira que faz a filtragem dos sedimentos. 

Quando?
Diariamente. Todos os dias jogamos ração no tanque e todos os dias os peixes produzem novos dejetos que diariamente sofrerão degradação e produzirão amônia. Então todos os dias a solução de cal e gesso deve ser administrada ao sedimentador. É um cuidado de baixíssimo custo mas, muito valioso.

Para quê. Qual a função desta mistura? Veremos as quatro principais a seguir.

Tamponamento do PH
Aqueles que cuidam de atividades como piscicultura ou aquoponia, ou mesmo aqueles que tenham um pequeno aquário em casa sabem que o controle do PH é muito importante para a saúde dos peixes. Isto se dá porque a maioria das espécies não tolera variações bruscas neste índice. Quando misturamos cal e gesso em um pouco de água e adicionamos ao sedimentador, estamos adicionando o que chamamos de uma solução tampão. Soluções tampão são aquelas que atenuam a variação de pH, o qual mantem-se aproximadamente com o mesmo valor, mesmo na adição de brandas quantidades de ácido ou de bases. Com isto estabilizados o PH e os peixes correm menos riscos de variações bruscas.

Adição de cálcio (Ca)
cálcio (Ca) é um mineral essencial para oosseres vivos em geral e encontra-se envolvido em importantes processos metabólicos. Não só para os seres humanos, mas também para os peixes e para as plantas que receberão da água do tanque em sua irrigação. Quando adicionamos cal e gesso, estamos fazendo uma suplementação importante de cálcio.

Estrutura das bactérias
Não se pode esquecer de que as bactérias são também seres vivos que se beneficiaram de cálcio em sua estrutura. E no Sisteminha elas tem papel de destaque, pois são fundamentais no processo de degradação amônia, que por sua vez é toxica aos peixes. Nitrozomonas e Nitrobacters se desenvolvem principalmente na cabeleira da medusa e são responsáveis pela síntese de nitrito e nitrato que são mais beneficos ao sistema de forma geral.


Sedimentação 
A adiçao de gesso e cal no sedimentador provoca a decantação dos sedimentos para o fundo, abaixo da escova, facilitando tanto a limpeza do próprio sedimentador quanto a constante recirculaçao de água mais limpa para o tanque.

No vídeo explicamos um pouco estes processos.





7 comentários:

  1. Estou tendo problema de haver muitas algas em meu tanque de concreto, a água que utilizo é corrente, irei fazer esse procedimento para ver se consigo resolver meu problema. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  2. E a mortalidade de meus alevinos está muito alta.

    ResponderExcluir
  3. Na pequenas fábricas de placas de gesso tem muito rejeito de gesso ja processado, esse rejeito pode ser usado ??

    ResponderExcluir
  4. Boa noite D.kaetana, qual marca de cal virgem é recomendado.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Sra. Kaetana!
    Qual a difrenca entre o GESSO AGrícola e o GESSO utilizado na construção Civil. Qual deles é utilizado nos tanques de psicultura?

    ResponderExcluir
  6. O cal aditivada e msm hidratado ou virgem?

    ResponderExcluir